CIV: Carta Impera Victoria é um jogo de civilização e diplomacia no qual você desenvolve sua própria civilização. Seja o primeiro a alcançar a supremacia em um campo para fazer história, mas fique atento ao progresso dos seus oponentes. Formar uma aliança temporária pode ser a melhor maneira de impedir que um jogador vença… e lembre-se de que, às vezes, o ataque é a melhor defesa!
Mais detalhadamente, um jogador vence ao alcançar a supremacia em um campo; se isso não acontecer, quando não houver mais cartas para serem compradas, o jogo termina e os jogadores passam pela contagem de maioria para determinar o vencedor.
O jogo inclui seis campos de competição: Exército, Religião, Economia, Ciência, Cultura e Utopia. As 104 cartas do jogo estão divididas em três eras, que representam a evolução natural da civilização global ao longo do tempo, mas as cartas de cada campo não estão distribuídas igualmente. Por exemplo, quando a segunda era termina, se você ainda não atingiu a supremacia em Religião, é hora de pensar em outra estratégia.
Cada campo concede poderes ao jogador que consegue atingir o limite de cartas em sua área de jogo (dependendo do número de jogadores). Existem diferentes tipos de poderes: dois níveis de efeitos permanentes e um efeito de sacrifício para cada campo. Usar esses poderes em combinação será necessário para ser o primeiro a alcançar a supremacia — mas usá-los também é uma forma de impedir que os competidores vençam.
Você precisará de todas as suas habilidades diplomáticas para conseguir ajuda dos outros e impedir que o jogador líder vença, mas o amigo de hoje pode ser o inimigo de amanhã. Preste atenção a todos e pense em quais combinações de poderes podem levar a uma vitória surpreendente! Seja o primeiro a utilizá-las!