Em Costa Ruana, você é um chefe tribal. Envie seus nativos para ilhas próximas para conseguir mais tesouros de pirata do que seus rivais. Se você se tornar Xamã, suas decisões afetam os eventos, e seus rivais tentarão influenciá-lo por meios justos ou desleais…
Seu objetivo é marcar mais pontos, tendo tesouros em sua cabana e nativos em sua reserva ao final da quinta rodada. Os tesouros são fundamentais: a cada rodada, você coleta um de cada ilha onde sua tribo possui a maioria (ou a minoria, se houver empate com outras tribos). As cartas permitem mover tesouros, colocar nativos nas ilhas, trazê-los para casa ou movê-los entre ilhas.
Em cada rodada, todos jogam uma carta aberta à frente de qualquer jogador (inclusive de si mesmo), seguida de outra carta virada para baixo (também à frente de qualquer jogador). Por fim, você pode colocar um nativo sobre qualquer carta jogada — até mesmo uma carta escondida de um oponente, se for ousado — para copiar seu efeito. O fundo de cada carta tem uma de quatro cores, mas em cada rodada apenas cartas de duas cores serão resolvidas, afetando os jogadores diante de quem elas foram jogadas. O Xamã determina essas cores virando uma das duas cartas de condição.
Se você for o Xamã, use seu poder da melhor forma; caso contrário, tente prever os outros ou influenciar o Xamã. Fique atento ao número de tesouros nas cabanas dos outros jogadores e gerencie seus nativos cuidadosamente — alguns pontos podem fazer toda a diferença!
Conspiração, blefe e duplas intenções: bem-vindo a Costa Ruana!