Em Tigris & Euphrates, os jogadores desenvolvem civilizações no Crescente Fértil da Antiguidade, utilizando líderes e colocação de tiles para expandir reinos e disputar poder. Cada jogador possui quatro líderes — Agricultura, Comércio, Religião e Governo — que devem ser posicionados em civilizações para gerar pontos de vitória nas respectivas categorias.
O diferencial mais marcante do jogo é sua condição de vitória: você só pontua o valor mais baixo entre as quatro categorias, o que exige uma estratégia equilibrada — não adianta ser muito forte em uma área e negligenciar as outras!
Conflitos internos acontecem quando um jogador tenta substituir um líder rival dentro de uma mesma civilização, enquanto conflitos externos ocorrem quando duas civilizações se conectam no tabuleiro e líderes da mesma cor disputam o território. Os confrontos são resolvidos com base nos tiles de apoio ao redor, tornando cada disputa tensa e estratégica.
O jogo também inclui monumentos, que podem ser construídos ao formar cruzes de tiles da mesma cor. Esses monumentos geram pontos contínuos a cada rodada e incentivam o controle de território. A versão mais recente inclui a expansão Zigurate, com um monumento especial que ocupa cinco espaços no tabuleiro e oferece vantagens únicas.
Clássico moderno de Reiner Knizia, Tigris & Euphrates é um jogo profundo, elegante e altamente competitivo, com disputas constantes e decisões difíceis a cada turno. Ideal para quem busca um euro tático com forte interação e rejogabilidade.