Agora a trombeta nos convoca novamente, não como um chamado para empunhar armas — embora delas precisemos; não como um chamado para a batalha — embora estejamos em guerra —, mas como um chamado para suportar o fardo de uma longa luta crepuscular. – John F. Kennedy
Em 1945, aliados improváveis derrubaram a máquina de guerra de Hitler, enquanto as armas mais devastadoras da humanidade forçavam o Império Japonês a se render em uma tempestade de fogo. Onde antes existiam muitas grandes potências, então restaram apenas duas. O mundo teve poucos meses para respirar aliviado antes que um novo conflito ameaçasse. Diferente das titânicas batalhas das décadas anteriores, este conflito seria travado não principalmente por soldados e tanques, mas por espiões e políticos, cientistas e intelectuais, artistas e traidores.
Twilight Struggle é um jogo para dois jogadores que simula a dança de 45 anos de intrigas, prestígio e ocasionais confrontos entre a União Soviética e os Estados Unidos. O mundo inteiro é o palco onde esses dois titãs lutam para tornar o mundo seguro para suas próprias ideologias e modos de vida. O jogo começa em meio às ruínas da Europa, enquanto as duas novas "superpotências" disputam os destroços da Segunda Guerra Mundial, e termina em 1989, quando somente os Estados Unidos permanecem de pé.
Twilight Struggle herda seus sistemas fundamentais dos clássicos baseados em cartas We the People e Hannibal: Rome vs. Carthage. É um jogo rápido e de baixa complexidade nessa tradição. O mapa do jogo é um mapa-múndi da época, onde os jogadores movimentam unidades e exercem influência para conquistar aliados e controlar regiões para sua superpotência. Como nos outros jogos baseados em cartas da GMT, a tomada de decisão é um desafio: como usar melhor suas cartas e unidades com recursos sempre limitados? As cartas de evento acrescentam detalhes e sabor ao jogo, cobrindo uma vasta gama de acontecimentos históricos, desde os conflitos árabe-israelenses de 1948 e 1967, até o Vietnã e o movimento pacifista dos EUA, a Crise dos Mísseis em Cuba e outros incidentes que levaram o mundo à beira da aniquilação nuclear. Sub-sistemas capturam a corrida espacial, carregada de prestígio, bem como as tensões nucleares, incluindo a possibilidade de uma guerra nuclear que encerre o jogo.
ESCALA DE TEMPO: aproximadamente 3-5 anos por turno
ESCALA DO MAPA: sistema ponto a ponto
ESCALA DAS UNIDADES: marcadores de influência