Sherlock Holmes está morto! E com o maior detetive de Londres fora do caminho, aqueles com mentes vilanescas decidem espalhar o máximo de terror possível pela população — e você é um desses canalhas sem escrúpulos!
Em Victorian Masterminds, enquanto a Europa fica desprotegida, você e os outros jogadores enviam seus capangas para diferentes cidades para usar suas habilidades variadas, coletar materiais para suas engenhocas inspiradas no steampunk, destruir construções e cumprir missões. Ao mesmo tempo, o Serviço Secreto tenta seguir sua trilha de destruição. Cada engenhoca é única e permite que você realize ações distintas, proporcionando uma jogabilidade altamente estratégica e assimétrica.
Durante o jogo, os jogadores, em turnos, colocam um dos seus cinco tokens de agentes — Capanga, Máquina, Sabotador, Piloto e Número 2 — com a face para baixo em um dos cinco espaços de ação. Assim que três tokens estiverem em um espaço, eles são revelados e ativados na ordem em que foram colocados, sendo que cada agente realiza sua ação individual além do que ocorre naquele espaço. Quando um vilão completar sua engenhoca ou o Serviço Secreto conseguir interromper a vilania, o jogo termina, e quem tiver acumulado mais pontos de vitória é declarado vencedor.